Procedimentos para Corrigir Dificuldades no Acesso
Aqui você encontra orientações para conhecer um pouco melhor o seu computador, assim como instruções de configuração e o passo-a-passo para instalação do
Java em diferentes sistemas operacionais.
Se tiver alguma dúvida para a realização destes procedimentos, entre em contato com o nosso canal de suporte pelo telefone 51 3213-0553.
Obs: Algumas imagens estão com parte do texto distorcido, pois referem-se às atualizações de versão do Java. Como mudam com certa periodicidade, devem
ser consideradas as versões que aparecerão no momento do download.
Windows
1 - Download e Instalação do Java
- Acesse o site do Java - www.java.com ;
- Clique em "Download gratuito do Java";
- Na próxima página, clique em "Concordar e Iniciar Download Gratuito";
- Abaixo será mostrado como o processo de instalação do Java é iniciado nos Navegadores mais utilizados, após ter clicado em "Concordar e Iniciar Download
Gratuito":
- Internet Explorer : primeiro clique no botão Salvar, que aparece na barra ao final da página (aguarde o download). Depois clique no botão Executar
(que aparece na barra ao final da página);
- Mozilla Firefox : clique no botão download;
- Verifique, no canto superior direito do navegador, se o download do arquivo está sendo realizado, conforme indica a marcação na imagem abaixo, após o término
do download execute-o;
- Google Chrome : depois de realizado o download, clique no item que fica localizado no canto inferior esquerdo, logo acima da barra de tarefas, conforme
indica imagem abaixo, para realizar a instalação;
- As instruções a seguir são iguais para todos os Navegadores;
- Ao aparecer a tela abaixo, clique no botão “Sim”;
- Será mostrada a tela de abertura de Instalação do Java. Clique no botão Instalar;
- Após o termino do Download do Instalador, abre uma tela para a instalação de complemento(s) oferecido(s) pelo Java. Sempre deixe a(s) opção(ões) desmarcada(s),
como exemplifica a imagem abaixo, e então clique no botão "Avançar";
- Abaixo a tela mostra o progresso da instalação;
- Poderá ser exibida uma tela informando para “Restaurar prompts de segurança do Java”. Marque a opção informada e
clique no botão “Próximo”;
- A instalação só será concluída com êxito quando aparecer a tela abaixo. Nesse caso é só clicar no botão "Fechar". Em seguida será aberta uma tela para verificação
da versão do Java;
- Clique em "Verificar versão do Java";
- Poderá ser solicitada a tela de permissão de execução do java, conforme abaixo. Marque a opção “Não
mostrar novamente para aplicações do editor e local acima” e então clique no botão “Executar”;
- Será mostrada a tela informado que você tem a última versão do java instalada, conforme imagem abaixo.
.: Voltar ao Início :.
2 - Applet do Java Desativado
Abra o "Painel de Controle";
Dentro do "Painel de Controle", procure e clique no ícone do Java;
Clique na aba "Java" e em seguida clique no botão "Exibir...";
Na aba "Usuário", marcar a caixa com a versão mais recente do produto (superior ou igual a 1.6) conforme marcada na tela abaixo;
Selecione a aba "Avançado", ainda no painel de controle Java
Dê um duplo clique ou clique no "+" lado do item "Java Padrão para navegadores" ou "Java Default para Browsers" (os termos variam de acordo com
a versão do sistema);
As caixas devem estar marcadas conforme a figura abaixo.
.: Voltar ao Início :.
3 - Applet Java Bloqueado
Acesse o Painel de Controle
Dentro do "Painel de Controle", procure e clique no ícone do Java;
Selecione a aba "Segurança";
Marque o item "Ativar conteúdo Java no browser", conforme indicação na figura;
Nível de segurança deve estar configurado para "Alta (mínimo recomendado");
.: Voltar ao Início :.
4 - Limpeza de Memória Cache Java
Acesse o Painel de Controle;
Dentro do "Painel de Controle", procure e clique no ícone do Java;
Selecione a aba "Geral";
Clique no Botão "Definições..." ou "Configurações...". O nome pode variar conforme a versão do java.
Clique no botão "Excluir Arquivos...";
Marque os itens "Rastrear e Registrar Arquivos" e "Aplicações e Applets Armazenados em Cache" e então clique no botão "Ok";
.: Voltar ao Início :.
5 - Instruções para Limpeza Memória Cache do Navegador
Internet Explorer 7
Clique no menu "Ferramentas";
Clique em "Excluir Histórico de Navegação";
Clique no botão "Excluir Arquivos/Arquivos temporários de Internet e Cookies" e confirme;
Clique no botão "Fechar".
Internet Explorer 8 e 9
Clique no menu "Ferramentas";
Opções da Internet;
Selecione a aba "Geral;
Clique em “Excluir” em “Histórico de Navegação”;
Marque “Arquivos de Internet Temporário” e "Cookies";
Clique no botão “Excluir”.
Obs.: Se o menu não estiver visível, pressione Alt para mostrá-lo.
Internet Explorer 10 e 11
Clique no menu "Ferramentas";
Clique em "Opções da Internet";
Selecione a aba "Geral"
Clique em “Excluir” em “Histórico de Navegação”;
Marque os itens "Arquivos de Internet Temporários e arquivos de site" e "Cookies e dados de sites";
Clique no botão “Excluir”.
Obs.: Se o menu não estiver visível, pressione Alt para mostrá-lo.
Firefox
Clique no menu "Histórico";
Clique em "Limpar histórico recente...";
Escolha em "Intervalo de tempo a limpar": "Tudo";
Clique na seta para baixo ao lado de "Detalhes";
Marque os itens "Cookies" e "Cache";
Clique no botão "Ok".
Obs.: Se o menu não estiver visível, pressione Alt para mostrá-lo.
Google Chrome
Clique no ícone com três linhas, ques setá localizado ao lado da barra de endereços;
Clique em "Mais Ferramentas";
Clique em "Limpar dados de navegação...";
Escolha em "Eliminar os seguintes itens desde": "o começo";
Marque os itens "Cookies e outros dados de site e de plugin" e "Imagens e arquivos armazenados em cache";
Clique no botão "Limpar dados de navegação".
Safari
Clique no menu “Editar”;
Selecione “Esvaziar cache”;
Clique em “Esvaziar”.
Obs.: Se menu não estiver visível, pressione Alt para mostrá-lo.
Opera
Clique no menu "Opera";
Vá até "Mais ferramentas" clique na opção ?Limpar dados de navegação?;
Escolha em ?Apagar os seguintes itens de?: ?desde o começo?;
Marque os itens "Excluir cookies e outros dados de sites" e ?Esvaziar o cache?;
Clique no botão "Limpar dados de navegação".
Reinicie o Browser
Feche todas as janelas do browser;
Acesse novamente digitando www.banrisul.com.br na barra de endereços;
Não use atalhos ou favoritos;
Force a atualização:
Pressione as teclas "Ctrl" e "F5" juntas.
.: Voltar ao Início :.
6 - Java Desativado no Navegador
Internet Explorer 7 e 8
Acesse "Ferramentas" » "Opções da Internet";
Clique na aba "Avançadas";
Verifique se a caixa do Java está marcada conforme a imagem abaixo;
Em seguida, selecione a guia Segurança e clique no botão "Nível personalizado";
Procure por "Java VM";
Verifique se alguma das três opções mostradas na imagem abaixo está selecionada;
Procure por "Scripts de miniaplicativos Java";
Verifique se a opção "Habilitar" está selecionada;
Internet Explorer 9, 10, 11
Clique no ícone da engrenagem, que fica localizado no canto superior direito da tela;
Clique em "Opções da Internet";
Selecione a guia Segurança e clique no botão "Nível personalizado";
Procure por "Scripts de miniaplicativos Java";
Verifique se a opção "Habilitar" está selecionada, após clique em OK.
Firefox
Acesse "Ferramentas" » "Complementos";
Se o menu não estiver visível, pressione Alt para mostrá-lo.
Clique em "Plugins" e procure o plugin do Java. Deixe selecionada a opção "Perguntar para ativar", conforme imagem abaixo;
Feche todas as janelas do navegador para as alterações fazerem efeito.
Safari
Acesse o menu de ajustes gerais (ícone em forma de engrenagem) e clique em "Preferências".
Clique em "Segurança" e verifique se a caixa do Java está marcada, conforme a imagem abaixo.
Feche todas as janelas do navegador para as alterações fazerem efeito.
As alterações não fizeram efeito
Feche todas as janelas do navegador e tente novamente;
Preferencialmente reinicie o computador
Procedimentos avançados
A rede pode afetar o acesso ao componente Java do Internet Banking Banrisul, principalmente em ambientes corporativos e em redes internas, que acessam a Internet
por um computador Proxy ou com um Firewall ativo. Nesses casos, pode haver restrição de download, instalação, atualização
ou execução do componente.
Para apagar versões antigas do componente será necessário acessar o Paindel de Controle do Java:
Acesse o "Painel de Controle do computador";
Dentro do "Paindel de Controle", procure e cliqueno ícone do Java;
Na aba "Geral", clique no botão "Definições..." dentro de "Arquivos temporários da Internet"
Clique no botão "Excluir Arquivos..."
Selecione apenas "Aplicações e Applets instalados" e clique em "OK".
Para configurar o Java para a sua rede:
Acesse o "Painel de Controle do computador";
Dentro do "Paindel de Controle", procure e cliqueno ícone do Java;
Na aba "Geral", clique no botão "Definições de rede...";
Selecione apenas a primeira caixa e clique no botão "OK".
Para verificar se o componente foi bloqueado por um Firewall (Windows):
Acesse o Firewall do Windows, no Painel de Controle;
No menu à esquerda, clique em "Ativar ou Desativar o Firewall no Windows", desative-o para as redes particualres ou privadas;
Se conseguir o acesso com o Firewall desativado, isso indica que o Firewall estava bloqueando o Java;
Nesse caso, volte para o painel do Firewall, no menu à esquerda, clique em "Permitir um aplicativo (um programa) ou recurso pelo Firewall do Windows"
Clique em "Alterar Configurações" e após clique em "Permitir outro aplicativo... (programa...)", selecione Configurar Java e depois clique em "Adicionar";
Após ter adicionado à lista, marque as opções Privada e Pública.
Obs.: Procedimento válido para versões do sistema operacional a partir do Windows 7.
Em caso de dúvida, contate o administrador da sua rede.
.: Voltar ao Início :.
Mac
1 - Download e Instalação do Java
- Acesse o site do Java - www.java.com , de preferência utilizando o Mozilla Firefox;
- Clique em "Download gratuito do Java";
- Clique em “concordar e iniciar download gratuito”;
- Clique no botão “Download”;
- Aguarde o término do download do arquivo, que pode ser acompanhado de diversas formas, as indicações aparecem no canto superior direito, como mostram as
telas a seguir;
- Após o termino do download, abrir o arquivo;
- Será exibida a imagem abaixo, dar dois cliques no ícone para iniciar a configuração de instala-ção;
- Após, clique no botão continuar;
- Na próxima tela, clique no botão instalar;
- Aguarde a conclusão da instalação;
- A instalação só será concluída com êxito quando aparecer a tela abaixo, nesse momento é só clicar em "Fechar". Em seguida será aberta uma tela para verificação
da versão do Java;
- Clique em “verificar versão do java”;
- Poderá ser solicitada a tela de permissão de execução do Java, conforme representação abai-xo. Marque a opção "Não mostrar novamente para aplicações do
editor e local acima" e então clique no botão "Executar";
- Será mostrada a tela informado que você tem a última versão do java instalada.
.: Voltar ao Início :.
2 - Applet do Java Desativado
Na tela inicial, clique no item "Ir" e depois "Utilitários", esse caminho pode ser acessado usando o seguinte atalho: Command + Shift + U;
No Menu lateral esquerdo clique em "Aplicativos" e depois em "Preferências do Sistema", conforme imagem abaixo;
Clique no item Java;
Ao abrir o Painel de Controle Java, clique na aba "Java" e depois no botão "Exibir";
Verifique se o java está ativo conforme tela abaixo, tendo apenas um ativo;
.: Voltar ao Início :.
3 - Applet Java Bloqueado
Na tela inicial, clique no item "Ir" e depois "Utilitários", esse caminho pode ser acessado usando o seguinte atalho: Command + Shift + U;
No Menu lateral esquerdo clique em "Aplicativos" e depois em "Preferências do Sistema", conforme imagem abaixo;
Clique no item Java;
No Painel de Controle java, clique na aba "Segurança"
Marque o item "Ativar conteúdo Java no browser";
Nível de segurança deve estar configurado para "Alta (mínimo recomendado");
.: Voltar ao Início :.
4 - Limpeza de Cache java
Na tela inicial, clique no item "Ir" e depois "Utilitários", esse caminho pode ser acessado usando o seguinte atalho: Command + Shift + U;
No Menu lateral esquerdo clique em "Aplicativos" e depois em "Preferências do Sistema", conforme imagem abaixo;
Clique no item Java;
No Painel de Controle Java, clique na aba "Geral";
Clique no botão "Definições...";
Clique no botão "Excluir Arquivos...";
Marque os itens "Rastrear e Registrar Arquivos" e "Aplicações e Applets Armazenados em Cache" e então clique no botão "Ok";
.: Voltar ao Início :.
5 - Instruções para Limpeza Memória Cache do Navegador
Firefox
Clique no menu "Histórico";
Clique em "Limpar histórico recente...";
Escolha em ?Intervalo de tempo a limpar?: "Tudo";li>
Clique na seta para baixo ao lado de "Detalhes";
- Marque os itens ?Cookies? e "Cache";
Clique no botão "Limpar agora".
Opera
Clique no menu "Opera" na barra superior do sistema;
Clique em ?Limpar dados de navegação...?;
Escolha em ?Apagar os seguintes itens de?: ?desde o começo?;
Marque os itens "Excluir cookies e outros dados de sites" e ?Esvaziar o cache?;
Clique no botão "Limpar dados de navegação".
Reinicie o Browser
Feche todas as janelas do browser;
Acesse novamente digitando www.banrisul.com.br na barra de endereços;
Não use atalhos ou favoritos;
Force a atualização:
Pressione as teclas "command" e "R" juntas (Mac OS X).
.: Voltar ao Início :.
Linux e Solaris
1 - Download e Instalação do Java
- Para os procedimentos de download e instalação relacionados ao Linux e Solaris, acesse a página do Java pelo seguinte endereço:
http://java.com/pt_BR/download/manual.jsp .
- Role a página até a área correspondente do seu sistema operacional (Linux ou Solaris) e clique no link "Instruções".
.: Voltar ao Início :.
2 - Instruções para Limpeza Memória Cache do Navegador
Firefox
Clique no menu Editar;
Selecione "Preferências…";
Selecione o painel "Avançado";
Clique na aba "Rede";
Na seção "Armazenamento offline", clique em "Limpar cache agora";
Clique em "Fechar" para fechar a janela de Preferências.
Reinicie o Browser
Feche todas as janelas do browser;
Acesse novamente digitando www.banrisul.com.br na barra de endereços;
Não use atalhos ou favoritos;
Force a atualização:
Pressione as teclas "Ctrl" e "F5" juntas.
.: Voltar ao Início :.
Descubra a versão do Seu Browser
Internet Explorer
Clique em "Ajuda" na barra de menu do browser, ou no ícone azul com ponto de interrogação;
Se o menu Ajuda não estiver visível, pressione Alt para mostrar os menus.
Clique em "Sobre o Internet Explorer";
Firefox
Acesse o Navegador:
Windows: clique em "Ajuda" na barra de menu do browser;
Se o menu Ajuda não estiver visível, pressione Alt para mostrar os menus.
Mac OS X: clique em "Firefox" na barra superior do sistema operacional;
Clique em "Sobre o Firefox";
Chrome
Clique no ícone com três linhas, que está localizado ao lado da barra de endereços, no canto superior direito;
Coloque o mouse em cima de ?Ajuda e sobre? e após clique em "Sobre o Google Chrome", ou pode conter direto a opção "Sobre o Google Chrome?.
Safari
Acesse o menu:
Windows: clique no ícone em forma de engrenagem ao lado da barra de endereços;
Mac OS X: clique em "Safari" na barra superior do sistema operacional;
Clique em "Sobre o Safari";
.: Voltar ao Início :.
Checklist para Leitor Não Instalado
1 - Verificar se Leitor Aparece na Lista
Botão Iniciar;
No ícone Computador (Meu Computador) - clicar no botão direito do mouse - Propriedades;
Clicar em "Gerenciador de Dispositivos" que aparece em um Menu no lado esquerdo da tela (verificar se aparece a obs. a seguir);
Obs.: se abrir uma janela informando "você não tem privilégios..." significa que o usuário não é administrador da
máquina;
Clicar no símbolo ">" ao lado do item "Leitora de Cartão Inteligente (Smart Card Reader)";
Obs.: os símbolos: "!" ou "?" ao lado do item significa problema na instalação deste dispositivo.
.: Voltar ao Início :.
2 - Verificar se o Serviço Está Habilitado.
A partir do Windows XP é necessário: Arquivos + Registro Windows + Serviços Instalados e Rodando;
Botão Iniciar;
Em Computador - clicar com o botão direito no mouse - Gerenciar;
Em "Gerenciamento do Computador", clicar no símbolo ">" ao lado do item "Serviços e Aplicativos";
Clicar no item Serviços - vai abrir uma lista de serviços;
Procurar na letra C (Windows português) ou S (Windows inglês): "Cartão Inteligente";
Dar 2 cliques;
Olhar na Aba Geral - Tipo de inicialização pode ter uma das seguintes palavras:
Automático (Padrão);
Manual;
Desativado;
Mudar para Automático;
Em Status do serviço, onde aparece: Iniciar ou Parar (se estiver no estado "Parado", clicar no botão Iniciar, que estará disponível conforme
figura acima);
Clique no botão "Aplicar".
.: Voltar ao Início :.